O WordPress é um CMS (Content Management System), em bom português, Sistema de Gestão de Conteúdo.
Como o nome já informa, o CMS, ajuda o ou os seus usuários na gestão de publicação, edição, exclusão de conteúdo para seus sites ou blogs de uma forma fácil e sem conhecimento de programação, ou seja, acessível para qualquer pessoa com conhecimentos básicos de um editor de texto.
Utilizar um CMS tem muitas vantagens, existem muitos bons, mundo a fora além do WordPress, posso destacar o JOOMLA! como um ótimo também, mas acredite, por experiência própria, o WordPress é o que mais se destaca, abaixo segue uma lista do porquê.
Claro que se quer utilizar uma ferramenta, nada melhor de que conhecer a sua estrutura e história. Entender como ela funciona e como surgiu, quem criou, se é realmente confiável.
O WordPress utiliza a linguagem PHP e banco da dados MySQL ou MariaDB, são totalmente gratuitos e open Source e da mesma forma que o CMS, possui vários desenvolvedores colaborando com suas atualizações.
Podemos dizer que o WordPress é um sucessor do software conhecido como b2 ou cafelog (projeto b2evolution, ainda ativo), criado por Michel Valdrighi, que hoje é um contribuidor oficial do WordPress.
Em 2003, Matt Mullenweg e Mike Little resolveram criar um fork do b2 e deram o nome de WordPress (sugestão de uma amiga de Matt).
A primeira versão foi liberada em janeiro de 2004, apesar de ser uma versão bem diferente da atual, ela já possuía diversos recursos que se utiliza hoje, como editor de texto, sistema de gerenciamento de usuários, fácil instalação, moderações de comentários e permalinks.
E a partir de 2004, ele teve diversas transformações que melhoraram suas funções e estruturas, um deles lançadas nas últimas versões é a utilização de blocos no editor de conteúdo.
Mas nem tudo são flores. Por ser o CMS mais utilizado no mundo, claro que o mesmo sofreria ataque de Black Hats e Crackers. O ano de 2007 e 2008 tiveram muitos relatos de vulnerabilidade em sua segurança. Em 2009 eles tinham uma lista de 07 advertências sem correções de um total de 32. E em 2011, o site oficial wordpress.org foi alvo de ataques, onde vários plugins foram modificados e continham códigos maliciosos.
Atualmente, o WordPress está na versão 5.2.1 (Artigo de 23/05/2019), e por ser uma plataforma de código aberto e utilizados por muitos, existe uma gama enorme de colaboradores,que constantemente está lançando, uma nova versão ou atualização de correção e aprimoramentos.
Para se ter uma ideia, no final de 2018, mês de dezembro, no dia 07, eles lançaram a versão 5.0, oito dias depois, saiu a versão 5.0.1 com algumas correções. No ano de 2019 já foram lançadas 8 atualizações, umas na mudança de versão menor (MINOR), ou seja, sendo a estrutura da 5 com novas implementações de funções e algumas atualizações de correções (PATCH).
Outra curiosidade sobre as versões, é que elas possuem nome de músicos de jazz, exceto a versão .70, antes da 1.0. Segundo o site oficial, é porque os desenvolvedores são amantes de JAZZ
Veja mais detalhes do histórico das versões acessando https://br.wordpress.org/about/history/
Este artigo faz uma breve menção das qualidades do WordPress e mostra que até as melhores empresas utilizam o CMS e como ele pode ser útil para criação de um site ou blog que possa ajudar a divulgar serviços ou produtos de qualquer pessoa ou instituição. Sem dúvida, atualmente a melhor escolha.
Então, por que não começar a sua divulgação online utilizando o WordPress? Não sabe como fazer ou hospedar? Sem problemas! Nós, da Amasoftware estamos aqui para isso, é só entrar em contato no nosso Whats App ou Site. Faremos um exemplo e orçamento sem compromisso em até 7 dias úteis.
Não perca tempo, economize dinheiro e tenha grandes resultados. FALE CONOSCO
Fontes:
W2techs, pesquisado em 23/05/2019 https://w3techs.com/blog/entry/web_technologies_of_the_year_2018
Tudo sobre hospedagem, pesquisado em 23/05/2019 https://tudosobrehospedagemdesites.com.br/wordpress/
WordPress Definitivo, pesquisado em 23/05/2019
https://www.wordpressdefinitivo.com.br/cursos-de-wordpress/o-que-e-wordpress/
Autor: Jaime Abreu Jr