Sim senhor(a), esse é um artigo que no final vamos vender o nosso “peixe”. Mas acredite, acima de tudo é um bom conselho de quem a um bom tempo está nesse estilo de trabalho.
Nessa crise atual, muitas empresas estão adotando o ritmo do trabalho Home Oficce. Utiliza diversas tecnologias, as mais preparadas dão acesso remoto ao usuário no computador das empresas, mas a grande maioria, o seu colaborador trabalha em casa no seu computador e algumas empresas, fornece notebook.
A pergunta é, esses trabalhos que estão sendo feito, vocês estão cuidando para não perder direito, estão salvando os arquivos???
Segue abaixo algumas dicas para manter seus arquivos seguro, independente se o computador é seu ou da sua empresa, se for dela, solicita alguns desses importantes recursos.
Em primeiro lugar, aconselho ter um bom antivírus , de qualidade e que não pese muito na sua máquina, isso ajuda a mantê-la segura e não sofre ataques de Crackers. No link abaixo uma matéria do canal Tech apontando os melhores pagos e gratuitos.
https://canaltech.com.br/antivirus/os-melhores-antivirus/
Sempre mantenha copia dos seus arquivos, planilhas, documentos em outro lugar que não seja seu computador, pode ser um disco externo como pen drive ou HD Externo, bem como utilizar um serviço na nuvem, sendo ele de sincronização ou Backup Profissional.
Essa dica, não é só ótima para seguir enquanto está Home Office, mas se puder siga à risca sempre que puder. Claro que depende muito do espaço de armazenamento que vai ter disponível em sua mídia externa ou nuvem.
Aconselho sempre criar pasta com nome da data do backup “Ex. 1404202”, tem que ser sem ‘/’ pois o Windows não a aceita em nomes de arquivos.
Com isso ajuda você manter o backup dos seus arquivos em formato de versionamento, ou seja, se hoje você fez alguma alteração e se arrependeu, basta pegar a cópia do dia anterior.
Mesmo mantendo seus arquivos em mídia externa, se puder utilizar serviços de nuvem, hoje a forma gratuita oferece um espaço razoável para armazena seus arquivos.
Recomendo os melhores One Drive, Google Driver e Dropbox
Os dois primeiros são os meus preferidos, eles oferecem 15GB cada um, enquanto o Dropbox só oferece 2GB.
Se você tem licença do Office 365, você tem direito a 1TB pelo One Drive, espaço muito bom para uma pessoa.
Uma sugestão, é se seus arquivos passarem dos 15GB, você os categoriza e dividem em duas, e coloca uma em cada conta. Se forem menores, utilizem as duas contas.
Basta você baixar os app de cada um e instalar para efetuar a sincronização. Veja no final desse artigo os links para cada um.
Lembrando de utilizar o conceito de versão por data, pois esses serviços são de sincronização, ou seja, ele efetua o primeiro backup de todos seus arquivos e nos próximos processos verifica apenas o que mudou e substitui. Se não estiver em pasta separa, você não terá como voltar atrás, ou até mesmo se deletar um arquivo por acidente.
As empresas que fornecem esse software, dão junto espaço de disco na nuvem. São valores um pouco mais alto que os citados acima, mesmo com os planos pagos.
Então qual a vantagem desse serviço.
Primeiro que você não precisa ta criando pasta com datas, esses sistemas existem política de versões de arquivos bem como de retenção.
Nos outros, cada pasta que você cria, praticamente você está fazendo o backup Full, até mesmo de um arquivo que nem alterou, nesses serviços profissionais, o sistema gerencia isso para você e ajuda a não ocupar espaço desnecessário no seu armazenamento.
Outra questão é a SEGURANÇA, nos outros serviços a segurança vem primeiro da sua máquina, se por algum motivo você pegar um ransomware, e ele bloquear todos seus arquivos, no momento da sincronização, todas pasta vão da mesma forma, ou seja, A DEUS arquivos. Como dizem na TI “VIDA NOVA”.
Nesses serviços os Data Centers são superprotegidos, e seus arquivos geralmente estão replicados em outros, se um der problema, o outro que está bom assume com uma cópia fiel, você não corre esse risco de segurança.
Sem falar que algumas empresas fornecem serviço já com consultoria, deixa esses APP já de acordo com sua forma de trabalho e sem falar que está sempre monitorando se fez ou não o backup. Então em termo de custo e benefício, mais segurança, esse é o mais recomendável.
E esses serviços podem agregar suas contas do Google Drive, One Drive, Dopbox e FTP
E como dize no início do texto, claro que vamos vender nosso peixe. A Amasoftware possui serviço de Backup na Nuvem, com armazenamento no maior Datar Center da América Latina, Ascenty, através de parceria com a Datar Safer.
Conheça mais sobre nosso serviço e entre em contato, temos planos especiais para quem está em Home Office.
Acesse o link https://backup.amasoftware.com.br/
Links dos serviços gratuitos para nuvem